No ano de 2008 foi aprovado o projeto “Criação da Coleção Zoológica Didático Cientifica da Universidade do Estado do Pará: Filo Arthropoda” (FAPESPA Edital Nº 01/08 – Chamada de Pesquisa/2008), que teve como objetivo organizar um acervo zoológico na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A partir deste projeto, foram coletados e tratados exemplares de diferentes espécies de invertebrados amazônicos que foram os primeiros espécimes do acervo da coleção.
Assim, por meio deste projeto de criação, pode-se adquirir material de consumo, tal como vidrarias e químicos conservantes, além da obtenção de estantes de metal, um computador e um armário entomológico, para o acondicionamento do acervo. Visto que, de início pôde-se dispor apenas de um armário entomológico que foi doado pela Coleção de Invertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), cujo curador, Dr. Orlando Tobias Silveira, fazia parte da equipe executora do projeto. Através do projeto também foi possível o apoio de um consultor de informática que idealizou e instalou um banco de dados do acervo da coleção, onde os espécimes foram registrados e tombados.
Deste modo, a Coleção Zoológica Didático-Científica da Universidade do Estado do Pará Dr. Joachim Adis, foi cadastrada na Rede COBIO que se encontra albergado no site http://marte.museu-goeldi.br/cobio do Programa de Pesquisas em Biodiversidade da Amazônia (http://marte.museu-goeldi.br/cobio/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=27).
No ano seguinte (2009), foi aprovado outro projeto em um edital, também, da Fapespa, voltado para coleção intitulado “Criação de uma Coleção Zoológica Didático-Científica na Universidade do Estado do Pará – Uepa, Belém, Pa: Fase II – Filos: Annelida, Cnidaria (Coelenterata), Mollusca E Echinodermata” que reuniu um número maior de estagiários e bolsistas, alunos principalmente do Curso de Ciências Naturais, o que proporcionou um grande incremento de espécimes ao acervo, até mesmo porque neste projeto abordou-se outros filos zoológicos, que reuniu outros grupos de animais.
Visto que, no anterior abordou-se apenas invertebrados pertencentes aos grupos de insetos, crustáceos, aracnídeos, entre outros. Nesse segundo projeto outros grupos de invertebrados foram contemplados, como moluscos (lesmas, caracóis), anelídeos (minhocas, sanguessugas), cnidários (anêmonas-do-mar, caravela-portuguesa) e equinodermos (ouriço-do-mar, pepino-do-mar, estrela-do-mar) dando um considerável incremento ao acervo, que com este projeto se consolidou. Este projeto também proporcionou, além de material de consumo de uso constante no acervo, a aquisição de mais estantes, armários e gavetas entomológicas, para o acondicionamento do material zoológico do acervo.
Assim, a Coleção Zoológica Didático-Científica da UEPA, por se encontrar dentro de uma Instituição de Ensino Superior vem contribuindo de diferentes formas com a comunidade acadêmica e com a sociedade. Destaca-se que a Institucionalização da Coleção Zoológica Didático-Científica Dr. Joachim Adis, ocorreu no ano de 2016 (Resolução Nº 2993/16 CONSUN 04/06/2016 – Errata Artigo 1º Diário Oficial Nº 3316 de 08/07/2016) e desde então, a CZJA-UEPA leva conhecimento científico sobre a biodiversidade amazônica à sociedade acadêmica e civil como um todo, desde 2008 até atualmente.