A Coleção Zoológica Dr. Joachim Adis realiza atividades de divulgação científica, expressas principalmente por meio de exposições que facilitam a popularização da ciência. Neste sentido, destacam-se os seguintes projetos e exposições desenvolvidos pela CZJA:
- Mostra Científica da Coleção Zoológica da UEPA
Evento realizado no Campus I, no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE-UEPA), quando são expostas mais de mil peças de animais, contendo insetos com tamanhos variando de poucos milímetros até mais de um metro, como o casco de uma tartaruga amazônica. Esta Mostra Zoológica é um evento da CZJA realizado em homenagem ao “Dia Mundial dos Animais”, que ocorre no dia 04 de outubro. As Mostras Zoológicas da CZJA são consideradas ações de Educação Ambiental que promovem o repasse de informações e conscientização para a população em geral sobre a importância da fauna para o meio ambiente e para o ser humano. Esta atividade faz parte do calendário anual da Coleção Zoológica Dr. Joachim Adis e, até o momento, encontra-se em sua nona edição. - Exposições de fauna em Feiras
Feira Vocacionais da UEPA e na Feira Pan-Amazônica do Livro, com o intuito de transmitir conhecimento sobre a fauna para a sociedade. - Exposição na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Em julho de 2024, na 76ª SBPC, a CZJA promoveu a exposição “Crânios: o Design Evolutivo dos Animais”, com o objetivo de apresentar ao público a trajetória evolutiva dos animais por meio de seus crânios, desde os peixes cartilaginosos até os mamíferos, passando por peixes ósseos, répteis e aves. A exposição revelou adaptações notáveis que moldaram suas formas e funções ao longo dos anos, mostrando como os animais evoluíram desde formas mais simples até os mamíferos complexos. Painéis informativos e vídeos complementaram a exposição, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante, oferecendo uma perspectiva comparativa das transformações evolutivas ocorridas nos diferentes grupos de animais.
Além disso, já foi realizado o projeto intitulado “Exposição Itinerante de Biodiversidade Amazônica: A Ciência vai à Praça”, financiado pelo MCTI/CNPq, cujo objetivo foi levar o acervo da Coleção Zoológica juntamente com peças do acervo da Coleção Didática do MPEG (através de uma parceria) a cinco praças públicas dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, que fazem parte da Região Metropolitana de Belém. O projeto contou com a participação efetiva de estudantes de graduação e de pós-graduação da UEPA para atender os visitantes da exposição.